Economia

Inflação dos EUA subiu para 2,6% nos últimos 12 meses

Na quinta-feira, dados oficiais mostraram que o PIB dos Estados Unidos cresceu 2,8% no ano passado

Inflação dos EUA subiu para 2,6% nos últimos 12 meses
Inflação dos EUA subiu para 2,6% nos últimos 12 meses
(Foto: Eric Thayer / Getty Images via AFP)
Apoie Siga-nos no

A inflação nos Estados Unidos subiu para 2,6% a 12 meses em dezembro, contra 2,4% no mês anterior, de acordo com o índice PCE divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Departamento do Comércio, o índice preferido do Federal Reserve para definir a política monetária.

A inflação em dezembro foi de 0,3%, acima dos 0,1% em novembro, um aumento alinhado com o consenso dos analistas do MarketWatch.

A inflação subjacente, que exclui os preços voláteis de energia e alimentos, também aumentou no mês, de 0,1% em novembro para 0,2% em dezembro. Em 12 meses, entretanto, permaneceu estável, de acordo com o esperado pelo mercado.

O PCE é o índice mais acompanhado pelo Fed para definir sua política monetária. A instituição tem como meta uma taxa de inflação anual de 2%.

Esse nível do aumento de preços reforça a posição do Federal Reserve de esperar antes de cortar as taxas de juros novamente, principalmente com um mercado de trabalho sólido e um consumo que continua dinâmico.

O Fed manteve suas taxas de juros de referência inalteradas na quarta-feira, atraindo críticas do presidente Donald Trump, que quer que a instituição financeira reduza o custo do dinheiro “imediatamente”.

“Não precisamos nos apressar para apertar a nossa política monetária”, disse o presidente do banco central, Jerome Powell, aos repórteres após a primeira reunião do Fed sob a nova presidência de Trump. Ele também observou que a maior economia do mundo continua sólida.

Na quinta-feira, dados oficiais mostraram que o PIB dos Estados Unidos cresceu 2,8% no ano passado.

A maior economia do mundo cresceu 2,3% no último trimestre do ano passado, um dado alinhado ao consenso compilado pelo Briefing.com.

Segundo o PCE, a renda das famílias aumentou 0,4% em dezembro, mais do que os 0,3% do mês anterior.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo