Economia
Inflação de maio nos EUA tem leve aumento
Aumento está relacionado ao tarifaço de Donald Trump
A inflação nos Estados Unidos aumentou ligeiramente em maio, segundo dados oficiais publicados nesta quarta-feira 11, enquanto especialistas não estimam que os preços podem permanecer inalterados diante das tarifas alfandegárias impostas pelo presidente Donald Trump.
Os preços ao consumidor subiram para 2,4% em maio, em termos anuais, em comparação com 2,3% em abril, de acordo com o índice CPI publicado pelo Departamento de Trabalho e ao qual as aposentadorias americanas estão indexadas.
Este resultado corresponde às expectativas dos analistas, de acordo com o consenso publicado pelo MarketWatch. Entretanto, os mercados podem respirar aliviados, visto que vários indicadores foram melhores do que o esperado.
Na variação mensal, o índice desacelerou para 0,1% em maio (em comparação aos 0,2% em abril), prejudicado pela queda dos preços da energia.
E, excluindo os preços voláteis de energia e alimentos, o CPI tem evoluído no mesmo ritmo (2,8%) desde março, apesar das expectativas dos analistas de uma deterioração.
Recentemente, Trump ficou satisfeito em ver a inflação contida e a Casa Branca criticou os especialistas que previram um aumento nos preços.
Mas “as empresas ainda estão liquidando os estoques acumulados antes das tarifas entrarem em vigor”, declarou à AFP a economista da Nationwide Kathy Bostjancic.
Quando estes inventários foram reduzidos, “veremos um impacto maior das tarifas nos preços”, advertiu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Musk recua e diz que críticas a Trump foram ‘longe demais’
Por AFP
Guerra comercial de Trump faz Banco Mundial reduzir projeção de crescimento da economia global
Por CartaCapital



