Mundo
Incêndio atinge refinaria em Havana
O incidente acontece na refinaria de petróleo Ñico López
Um incêndio atingiu, na tarde desta sexta-feira 13, a refinaria de petróleo Ñico López, situada na Baía de Havana, constaram jornalistas da AFP.
Uma imensa coluna de fumaça preta, que emanava do local da refinaria, era visível do outro lado do canal da Baía de Havana, sem que fosse possível detalhar se o fogo tinha atingido os depósitos de petróleo do complexo industrial.
O incêndio, que perdeu intensidade rapidamente, segundo constatou a AFP, teve início muito perto do local onde estavam ancorados dois petroleiros. Até o momento, nenhum meio oficial se pronunciou sobre o ocorrido.
Na mesma baía atracaram na quinta-feira dois navios da Marinha do México que transportaram mais de 800 toneladas de ajuda humanitária para a ilha, mergulhada em uma profunda crise econômica agravada por pressões de Washington.
Cuba enfrenta uma grave crise energética após o fim do fornecimento de petróleo por parte da Venezuela, depois da queda de Nicolás Maduro e diante das ameaças de Washington de impor tarifas aos países que lhe vendam petróleo.
Para economizar energia, o governo comunista colocou em vigor na segunda-feira um plano de emergência que inclui, entre outras medidas, restrições à venda de combustíveis e uma jornada de trabalho de quatro dias (de segunda a quinta-feira).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MP do Peru investiga presidente José Jerí por tráfico de influências
Por AFP
Justiça condena à prisão perpétua 2 homens que planejaram atacar judeus em Manchester
Por AFP
EUA autoriza operações de 5 petrolíferas multinacionais na Venezuela
Por AFP
Câmara dos Deputados da Argentina aprova acordo Mercosul-UE
Por AFP



