Diversidade

Hungria aprova lei que proíbe “promoção” da homossexualidade para menores de 18 anos

Lei é mais um avanço das políticas defendidas pelo extremista Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria

Hungria aprova lei que proíbe “promoção” da homossexualidade para menores de 18 anos
Hungria aprova lei que proíbe “promoção” da homossexualidade para menores de 18 anos
Protesto em frente ao Parlamento húngaro contra lei LGBTfóbica (Foto: GERGELY BESENYEI / AFP)
Apoie Siga-nos no

O parlamento da Hungria aprovou nesta terça-feira 15 uma lei que proíbe a “promoção” da homossexualidade para menores. Defensores de direitos humanos denunciam mais um ato de repressão aos direitos LGBTQ pelo governo populista do primeiro-ministro Viktor Orbán.

A lei foi aprovada com 157 votos a favor e um voto contra no parlamento controlado pelo partido de extrema direita Fidesz, liderado por Orban.

Xenófobo assumido e aliado de Jair Bolsonaro, o premiê húngaro já conseguiu aprovar várias leis que restringem a imigração, a liberdade de imprensa e o ensino.

Mais de 5.000 pessoas se reuniram em frente ao parlamento húngaro na noite de segunda-feira 14 contra a legislação, que, segundo o governo, é a última de uma série de medidas contra a pedofilia que visam proteger as crianças.

Os críticos dizem que a lei “restringe severamente” a liberdade de expressão e os direitos das crianças. O texto, comparado pelos ativistas a uma legislação semelhante na Rússia, proíbe programas educacionais e a publicidade de grupos LGBT.

“A fim de garantir a proteção dos direitos das crianças, conteúdos pornográficos e que retratem a sexualidade para seus próprios fins ou que promovam o desvio da identidade de gênero, redesignação de gênero e homossexualidade não devem ser disponibilizados para pessoas menores de dezoito anos”, prevê o texto legal.

 

Só para maiores

As aulas de educação sexual “não devem ter como objetivo promover a segregação de gênero, a redesignação de gênero ou a homossexualidade”, acrescenta a legislação.

A publicidade de empresas como a Coca-Cola, que fez campanha usando um casal gay na Hungria em 2019, seria proibida, assim como os livros que citam a homossexualidade.

O canal comercial de TV RTL Klub Hungria disse que filmes populares como “O Diário de Bridget Jones”, “Harry Potter” e “Billy Elliot” só poderiam ser exibidos tarde da noite com uma classificação superior a 18 anos.

*Com informações da AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo