Mundo

Hamas reporta ‘violentos combates’ com tropas de Israel em Gaza

Mais cedo, um alto dirigente do Hamas afirmou que o grupo palestino estava pronto para enfrentar uma invasão do enclave

Hamas reporta ‘violentos combates’ com tropas de Israel em Gaza
Hamas reporta ‘violentos combates’ com tropas de Israel em Gaza
Registro do céu de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em mais um dia de bombardeios israelenses. Foto: Said Khatib/AFP
Apoie Siga-nos no

O Hamas reportou “intensos combates” na noite desta sexta-feira 27 entre seus combatentes e as forças de Israel, que, segundo o movimento palestino, invadiram a Faixa de Gaza em dois setores.

“Enfrentamos incursões terrestres israelenses em Beit Hanun (norte) e Al Bureij (centro). Intensos combates estão sendo  travados”, informaram, em um comunicado, as Brigadas Ezzedin al Qassam, braço militar do Hamas.

Mais cedo, um alto dirigente do Hamas afirmou que o grupo palestino estava pronto para enfrentar uma invasão do enclave.

O porta-voz do Exército israelense, Daniel Hagari, confirmou nesta sexta a intensificação da ofensiva terrestre, após semanas de um incessante bombardeio contra a Faixa de Gaza.

“Se Netanyahu [premiê de Israel] decidir entrar em Gaza nesta noite, a resistência está preparada”, declarou no Telegram o dirigente do Hamas Ezzat al Risheq. Ele acrescentou que “a terra de Gaza engolirá os despojos dos soldados”.

O Hamas divulgou que mais de 7.300 pessoas morreram nos bombardeios lançados por Israel desde 7 de outubro, dia em que integrantes do grupo palestino executaram um ataque sem precedentes contra o território israelense e deixaram cerca de 1.400 mortes.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo