CartaExpressa
Hamas diz estar aberto a trégua em conflito com Israel, segundo TV
Organização afirmou à TV Al Jazeera que já considera ‘algo desse tipo’


Um integrante do grupo Hamas, grupo palestino que protagonizou um conflito contra Israel no último sábado 7, afirmou que a organização está aberta a discutir uma possível trégua.
A informação foi publicada nesta segunda-feira 9, pelo site da emissora de televisão árabe Al Jazeera.
De acordo com veículo, o alto funcionário Moussa Abu Marzouk havia sido questionado, numa entrevista por telefone, sobre a posssibilidade de cessar-fogo.
De acordo com o representante do Hamas, o grupo já considera “algo desse tipo”.
Segundo ele, a organização poderá ingressar em “todos os diálogos políticos” sobre a interrupção do conflito se tiver “alcançado os seus objetivos”.
Desde 7 de outubro, 800 pessoas já foram mortas em Israel, assim como 704 palestinos, segundo a TV.
O Hamas é considerado “terrorista” pelo governo dos Estados Unidos e pela União Europeia.
O Brasil, no entanto, não adota esse termo. Em semelhança com países como Noruega e Suíça, a diplomacia brasileira tem histórico de neutralidade e de posição mediadora.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.