Mundo

Hamas anuncia a morte de um de seus comandantes em bombardeio de Israel

Ayman Nofal, líder das Brigadas Al Qassam, o braço armado do grupo, foi atingido no campo de Bureij

Pessoas de luto após a morte do comandante do Hamas Ayman Nofal, em 17 de outubro de 2023. Foto: Bashar Taleb/AFP
Apoie Siga-nos no

O movimento palestino Hamas anunciou nesta terça-feira 17 a morte de um de seus comandantes militares em um ataque israelense no centro da Faixa de Gaza, no 11º dia de uma guerra que provocou milhares de mortes nos dois lados.

Ayman Nofal, comandante das Brigadas Al Qassam, o braço armado do Hamas, morreu em um ataque no campo de Bureij, afirma um breve comunicado.

Procurado pela AFP, o Exército israelense não quis comentar.

Durante a noite, o Exército informou a morte de outro membro do Hamas, Osama Mazini. O grupo armado palestino não fez qualquer menção a esta notícia.

A guerra entre Israel e o Hamas começou após o ataque do grupo islamita em 7 de outubro em território israelense, o mais violento desde a criação do Estado de Israel, em 1948.

Mais de 1.400 pessoas, a maioria civis, foram assassinadas por comandos do Hamas que entraram em localidades israelenses próximas da fronteira com a Faixa de Gaza.

Como resposta, Israel iniciou uma campanha de bombardeios no enclave palestino, onde morreram pelo menos 2.750 pessoas, em grande parte civis, segundo as autoridades locais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo