Mundo
Guerra na Ucrânia: Trump diz que Putin está ‘brincando com fogo’
As recentes reprimendas do norte-americano simbolizam uma mudança em relação ao russo, de quem costumava falar com admiração


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta terça-feira 27, que o presidente russo, Vladimir Putin, está “brincando com fogo”, ao fazer novas críticas ao chefe do Kremlin sobre os estagnados esforços para encerrar a guerra na Ucrânia.
No fim de semana, o magnata republicano já havia chamado o russo de “louco”.
As recentes reprimendas de Trump simbolizam uma mudança em relação a Putin, de quem costumava falar com admiração e se abstinha de criticá-lo.
Essa frustração estourou no fim de semana, quando a Rússia lançou um bombardeio recorde de drones contra a Ucrânia, com um balanço de pelo menos 13 mortos.
“O que Vladimir Putin não percebe é que se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia, e eu quero dizer REALMENTE RUINS. Ele está brincando com fogo!”, escreveu Trump em sua plataforma, Truth Social.
Ele não especificou o que entende por coisas “realmente ruins” nem formulou ameaças concretas.
No domingo, Trump declarou a jornalistas que considera aumentar as sanções contra Moscou.
“Sempre tive muito boa relação com Vladimir Putin, da Rússia, mas algo aconteceu com ele. Se tornou completamente LOUCO!”, disse Trump na Truth Social no domingo à noite.
Os ataques da Rússia continuaram apesar de um telefonema entre Trump e Putin há oito dias sobre o qual o presidente americano disse que seu contraparte russo havia aceitado iniciar “imediatamente” conversações de cessar-fogo.
Nesta terça, Moscou acusou Kiev de tentar “perturbar” os esforços de paz e disse que seus ataques aéreos contra a Ucrânia nos últimos dias eram uma “resposta” à escalada de ataques de drones ucranianos contra seus próprios civis.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Escalada nos ataques russos contra a Ucrânia aumenta a distância para um acordo de paz
Por André Lucena
Ucrânia sofre bombardeio russo sem precedentes depois que Trump criticou Putin
Por AFP
Trump diz que Putin está ‘louco’ e faz alerta contra tentativa de dominar toda a Ucrânia
Por AFP