Mundo
Guerra com Israel deixou mais de 900 mortos no Irã, segundo mídia estatal iraniana
Segundo os dados oficiais, há 170 mulheres e crianças entre as vítimas
Ao menos 935 pessoas morreram no Irã durante a guerra de 12 dias com Israel, informou a agência de notícias estatal nesta segunda-feira 30, quase uma semana após o cessar-fogo iniciado em 24 de junho.
“Durante os 12 dias de guerra travada pelo regime sionista contra nosso país, 935 mártires foram identificados”, disse o porta-voz judicial Asghar Jahangir, citado pela agência de notícias oficial Irna.
Entre os mortos estão 132 mulheres e 38 crianças, disse Jahangir.
O balanço do bombardeio israelense na segunda-feira passada que atingiu a penitenciária de Evin, em Teerã, foi atualizado para 79 mortos. Entre as vítimas há detidos, familiares que os visitavam e funcionários administrativos.
O conflito eclodiu quando Israel lançou bombardeios contra o Irã em 13 de junho, matando altos comandantes militares e vários cientistas ligados ao programa nuclear iraniano. Os ataques israelenses atingiram bases militares, instalações nucleares e também áreas residenciais em vários locais do Irã.
O Irã respondeu com uma enxurrada de mísseis e bombas contra várias cidades israelenses, incluindo Tel Aviv e Haifa, que deixou 28 mortos, segundo autoridades israelenses.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



