Mundo

Grupo de Trump contra ‘viés anticristão’ inicia seus trabalhos

O governo incentiva os funcionários federais a denunciarem ‘comportamentos discriminatórios contra os cristãos’

Grupo de Trump contra ‘viés anticristão’ inicia seus trabalhos
Grupo de Trump contra ‘viés anticristão’ inicia seus trabalhos
O presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Mandel Ngan/AFP
Apoie Siga-nos no

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, liderou nesta terça-feira 22 a primeira reunião de um grupo de trabalho sobre o “viés anticristão”, no momento em que o governo incentiva os funcionários federais a denunciarem comportamentos discriminatórios contra os cristãos.

Embora os Estados Unidos possuam a maior população cristã do mundo, o presidente Donald Trump, que conta com grande apoio entre os evangélicos, firmou uma ordem executiva para abordar a “perseguição” que, segundo ele, sofrem os cristãos.

Há bastante tempo Trump se promove como um defensor dos cristãos de direita.

Em seu gabinete, há vários nomes vinculados a nacionalistas de fortes crenças cristãs, entre eles o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Defesa Pete Hegseth.

Em diversos comunicados enviados aos funcionários públicos federais, o governo pede que denunciem os responsáveis por comportamentos, bem como preconceito, contra os cristãos.

O secretário de Assuntos dos Veteranos, Doug Collins, pediu à sua equipe que informasse os superiores sobre qualquer “política informal, procedimento ou entendimento não oficial hostil às opiniões cristãs”.

Os cristãos representam quase um terço da população dos Estados Unidos e têm mais influência política que qualquer outro grupo religioso.

Segundo o FBI, não há evidências de que exista violência estrutural contra os cristãos.

“Não há evidências de um viés anticristão generalizado nos Estados Unidos e perpetuar esse mito é profundamente ofensivo, sobretudo para os cristãos que realmente sofrem perseguição em outros países do mundo”, disse o grupo de pressão liberal Aliança Inter-religiosa em comunicado, depois que Trump criou o grupo de trabalho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo