Mundo

Governo ucraniano anuncia combates violentos em quase toda região de Kherson

Enquanto a Ucrânia ataca no sul, pelo menos cinco pessoas morreram e sete ficaram feridas em bombardeios russos no nordeste do país

Governo ucraniano anuncia combates violentos em quase toda região de Kherson
Governo ucraniano anuncia combates violentos em quase toda região de Kherson
Rastros da guerra na Ucrânia. Foto: Dimitar DILKOFF / AFP
Apoie Siga-nos no

Combates violentos entre as forças ucranianas e o exército russo eram registrados em quase toda a região ocupada de Kherson, sul da Ucrânia, onde as tropas de Kiev iniciaram uma contraofensiva, informou nesta terça-feira (30) a presidência ucraniana.

“Durante todo o dia (segunda-feira) e toda a noite foram registradas explosões potentes na região de Kherson. Combates intensos acontecem em quase todo o território da região”, afirmou a presidência em um comunicado divulgado na manhã de terça-feira.

“As Forças Armadas ucranianas iniciaram ações ofensivas em várias direções”, acrescenta a nota, que cita a destruição de alguns “depósitos de munições e de todas as grandes pontes” que permitiam aos veículos atravessar o rio Dniepr.

As autoridades ucranianas anunciaram na segunda-feira o início de uma contraofensiva nesta região do sul do país, ocupada pela Rússia desde o início do conflito em fevereiro, para retomar o controle da cidade de Kherson, que tinha 2 80.000 habitantes antes da guerra.

A região, essencial para a agricultura ucraniana, também é estratégica porque faz fronteira com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em março de 2014 e usada como base para a invasão.

A Rússia, no entanto, afirmou na segunda-feira que frustrou as ofensivas ucranianas nas regiões de Kherson e Mykolaiv.

Não foi possível verificar as afirmações russas e ucranianas com fontes independentes.

Cinco mortos na cidade ucraniana de Kharkiv

Pelo menos cinco pessoas morreram e sete ficaram feridas nesta terça-feira em bombardeios russos contra o centro de Kharkiv (nordeste), a segunda maior cidade da Ucrânia, afirmaram o governador regional e o prefeito.

“Os ocupantes russos bombardearam os bairros do centro de Kharkiv. Há danos”, afirmou o governador da região, Oleg Synegubov, no Telegram. Ele fez um apelo para que os moradores procurem proteção.

O prefeito Kharkiv, Igor Terekhov, anunciou o balanço de cinco mortos e sete feridos.

Kharkiv, que tem tinha quase 1,4 milhão de habitantes antes da guerra, é bombardeada com frequência pelas tropas russas, que, no entanto, não conseguiram tomar o controle da cidade.

Desde o início da guerra, centenas de civis morreram na região de Kharkiv, próxima da fronteira com a Rússia, de acordo com as autoridades locais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo