Mundo
Governo sírio anuncia cessar-fogo em Aleppo
O Exército e combatentes curdos se enfrentavam há vários dias na cidade
O Ministério da Defesa da Síria anunciou nesta sexta-feira 9 um cessar-fogo em Aleppo, após vários dias de enfrentamentos entre o Exército e combatentes curdos.
As forças governamentais estavam em confronto com milicianos do grupo FDS, de maioria curda, nessa cidade do norte do país, onde pelo menos 21 pessoas morreram em vários dias de enfrentamentos.
“Com o fim de evitar uma nova escalada militar nos bairros residenciais”, foi ordenado um cessar-fogo a partir das 3h locais (21h da quinta-feira em Brasília) “nos bairros de Sheikh Maqsoud, Alashrafieh e Bani Zeid”, indicou o ministério.
Os combatentes têm até as 9h locais desta sexta-feira (3h em Brasília) para abandonar essas áreas levando consigo somente suas “armas leves”, detalhou o ministério na plataforma de mensagens Telegram.
O Exército “se compromete a escoltá-los e a garantir uma passagem segura até que cheguem ao nordeste do país”, segundo a mesma fonte.
O objetivo é que os habitantes que fugiram dos combates possam “retornar e retomar o curso de uma vida normal em um clima de segurança e estabilidade”, destacou o ministério sírio.
Este recente surto de violência é o mais grave na cidade entre o governo central e os curdos, uma importante minoria étnica que controla grandes extensões de território no nordeste da Síria.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Trump anuncia que receberá María Corina Machado, opositora de Maduro, nos EUA
Por AFP
Lula conversa com premiê do Canadá e presidenta do México sobre agressão dos EUA à Venezuela
Por CartaCapital
A conversa entre Lula e Petro sobre agressão dos EUA à Venezuela
Por CartaCapital


