Mundo
Governo dos EUA aprova venda de R$ 4 bilhões em mísseis para a Polônia
A Polônia é um dos principais apoiadores da Ucrânia desde que a Rússia invadiu seu território, em 2022


Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira 18 a venda de 780 milhões de dólares (4,13 bilhões de reais) em mísseis antitanque Javelin e unidades de lançamento para a Polônia, país fronteiriço com Rússia e Ucrânia, uma transação que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso.
“Esta venda apoiará a política externa e a segurança nacional dos Estados Unidos ao melhorar a segurança de um aliado da Otan, que é uma força para a estabilidade política e econômica na Europa”, afirmou a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos Estados Unidos em um comunicado.
O Departamento de Estado aprovou a venda para a Polônia e encaminhou sua decisão ao Congresso. Espera-se que a transação seja ratificada.
A Polônia é um dos principais apoiadores da Ucrânia desde que a Rússia invadiu seu território, em fevereiro de 2022. O país está em um processo de modernização de seus equipamentos de defesa, principalmente com contratos com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
Para isso, planeja gastar 4,7% do PIB em defesa neste ano, e em 2026 pretende aumentar esse percentual.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Polônia e Otan enviam aviões devido a drones russos na zona fronteiriça com Ucrânia
Por AFP
Otan lança operação para proteger Polônia de drones russos
Por Deutsche Welle
Polônia restringe tráfego aéreo no leste do país após incursão de drones russos
Por AFP