Mundo
Governo brasileiro condena ataque dos EUA e Israel ao Irã
Em nota, Itamaraty defende resolução negociada do conflito
O governo brasileiro condenou os ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã, neste sábado 28. Em nota oficial, o Itamaraty reforçou a postura histórica do Brasil em defesa do diálogo nas relações internacionais.
“Os ataques ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes, que é o único caminho viável para a paz, posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”, diz o texto, que cita ‘grave preocupação’ do Brasil após o episódio.
No texto, o governo brasileiro fez ainda um apelo a ‘todas as partes’ para que respeitem o Direito Internacional e ajam com a máxima contenção para evitar a escalada das hostilidades, protegendo as pessoas e infraestruturas civis.
Apoio aos brasileiros na região
O Itamaraty afirmou, ainda, que as embaixadas do Brasil no Oriente Médio acompanham os desdobramentos dos ataques, com atenção às comunidades brasileiras nos países afetados. A recomendação é que os cidadãos do País sigam orientações de segurança das autoridades locais.
“O Embaixador do Brasil em Teerã está em contato direto com a comunidade brasileira, a fim de transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança”, destacou o texto.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



