Mundo

Governo americano pede a cidadãos que abandonem o Iêmen

Comunicado do Departamento de Estado pediu que funcionários diplomáticos e cidadãos deixem o país “imediatamente” em razão do “elevado nível da ameaça” de terrorismo

Soldado iemenita em posto de controle perto da embaixada americana em Sanaa
Apoie Siga-nos no

WASHINGTON (AFP) – O Departamento de Estado americano pediu nesta terça-feira 6 aos funcionários diplomáticos considerados não essenciais e a seus cidadãos que abandonem o Iêmen “imediatamente” em consequência do risco de atentados. “O Departamento de Estado americano adverte os cidadãos dos Estados Unidos sobre o elevado nível da ameaça para a segurança no Iêmen devido às atividades terroristas e aos distúrbios civis”, afirma um comunicado.

A recomendação acontece após o fechamento temporário de mais de 20 representações diplomáticas na África e Oriente Médio. De acordo com comunicações interceptadas pelos serviços de inteligência americanos, o principal líder da Al-Qaeda ordenou ataques contra alvos americanos.

“O Departamento pede aos cidadãos americanos que adiem as viagens ao Iêmen e aos cidadãos americanos que atualmente vivem no Iêmen que saiam imediatamente”, afirma o comunicado.

A advertência do Departamento de Estado foi emitida poucas horas depois de um ataque com drone americano que matou quatro supostos membros da Al-Qaeda no Iêmen. O ataque aconteceu em Wadi Abida, na região de Marib, ao leste de de Sanaa, a capital do país. Os homens estavam em um veículo, que foi atingido por quatro mísseis.

Leia mais em AFP Móvel

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo