Mundo

George Santos pode se declarar culpado para evitar julgamento nos EUA

O brasileiro ex-membro republicano da Câmara marcou uma audiência na segunda-feira 19 para tratar sobre as acusações em curso

George Santos pode se declarar culpado para evitar julgamento nos EUA
George Santos pode se declarar culpado para evitar julgamento nos EUA
George Santos. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O brasileiro ex-membro republicano da Câmara dos EUA, George Santos, pretende se declarar culpado por fraude e lavagem de dinheiro na segunda-feira 19 para evitar um julgamento federal.

Santos teve seu mandato cassado após diversas acusações, incluído a de que teria falsificado seu currículo para conseguir vencer as disputas primárias do partido e conseguir concorrer ao cargo que foi eleito. O político do partido conservador tem se envolvido em diversas polêmicas após a cassação.

Caso se declare culpado, o ex-deputado deixará de enfrentar um julgamento por 23 acusações que estaria programado para começar em 9 de setembro. A audiência desta segunda-feira 19 ocorrerá a pedido dos promotores e dos advogados de Santos.

Inicialmente, o republicano se declarou inocente de todas as acusações e reafirmou sua posição em audiência na última terça-feira 13, mas narrativa pode mudar após ao menos três de seus colegas de campanha, dois de seus assessores e sua ex-tesoureira se declararem culpados por má conduta e pela falsificação de registros financeiros da campanha.

Entre as acusações que pesam contra Santos está justamente a falsificação de registros oficiais de campanha, incluindo doações inexistentes e um falso empréstimo de 500 mil dólares para conquistar apoio nacional dos republicanos. A campanha também é acusada de utilizar indevidamente o dinheiro recebido de doares para gastos com despesas pessoais e apoio a campanha de outros candidatos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo