Mundo

Gene Hackman morreu de causas naturais uma semana após a esposa

A causa da morte do ator envolve hipertensão e doença cardiovascular aterosclerótica, com a doença de Alzheimer como ‘fator contribuidor significativo’

Gene Hackman morreu de causas naturais uma semana após a esposa
Gene Hackman morreu de causas naturais uma semana após a esposa
Gene Hackman em foto de 2003 – Foto: Hector Mata / AFP
Apoie Siga-nos no

O ator americano Gene Hackman morreu por problemas cardíacos cerca de uma semana depois que sua esposa, Betsy Arakawa, faleceu por causa da síndrome pulmonar por hantavírus, transmitido por roedores, disseram as autoridades nesta sexta-feira 7.

Os corpos de Hackman, de 95 anos, e Arakawa, de 65, foram encontrados sem vida no fim de fevereiro em sua casa no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos.

A causa da morte do ator “é a hipertensão e a doença cardiovascular aterosclerótica, com a doença de Alzheimer como fator contribuidor significativo”, detalhou nesta sexta em coletiva de imprensa Heather Jarrell, médica forense do Novo México.

O marcapasso de Hackman registrou atividade cardíaca pela última vez em 18 de fevereiro, por isso, estima-se que esta tenha sido a data de seu falecimento.

Os exames realizados “não mostraram indícios agudos de traumatismo interno ou externo”, disse Jarrell, mas sim “uma cardiopatia grave, incluindo múltiplas intervenções cirúrgicas que afetavam o coração, sinais de infartos anteriores e alterações graves nos rins devido à hipertensão arterial crônica”.

Arakawa, por sua vez, faleceu devido ao “síndrome pulmonar por hantavírus”, disse Jarrell, acrescentando que se trata de uma “morte de forma natural”.

A infecção por hantavírus manifesta sintomas semelhantes aos da gripe “que podem evoluir para dificuldade respiratória, insuficiência cardíaca e insuficiência pulmonar”, explicou a doutora.

O contágio ocorre após exposição de várias semanas aos excrementos de um rato contaminado com a doença.

De acordo com os exames forenses, as autoridades estimam que Arakawa tenha falecido em 11 de fevereiro.

Os testes de intoxicação por monóxido de carbono deram negativo, acrescentou Jarrell.

Vencedor de dois prêmios Oscar, Hackman apareceu pela última vez nas telonas no filme Bem-vindos a Mooseport (2004) e anunciou oficialmente sua aposentadoria em 2008.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo