Mundo

Francisco aos cardeais: “Não nos deixemos ceder ao pessimismo”

Papa pede que a Igreja busque “novos métodos de evangelização para levar a verdade cristã a todos os extremos da Terra”

Francisco aos cardeais: “Não nos deixemos ceder ao pessimismo”
Francisco aos cardeais: “Não nos deixemos ceder ao pessimismo”
Apoie Siga-nos no

O papa Francisco pediu à Igreja Católica que não se ceda ao pessimismo, em um encontro nesta sexta-feira 15 no Vaticano com todo os cardeais, aos quais convidou a buscar novos métodos para levar os Evangelhos a “todos os extremos da Terra”.

“Não nos deixemos ceder ao pessimismo nem à amargura que o diabo nos oferece a cada dia”, declarou o novo pontífice latino-americano na imponente Sala Clementina do palácio apostólico, ao ler um discurso emotivo e repleto de agradecimentos, durante o qual também introduziu reflexões pessoais. Francisco convidou os “príncipes da Igreja, a buscar novos métodos de evangelização para levar a verdade cristã (…) a todos os extremos da Terra”.

E improvisando, acrescentou descontraidamente para a surpresa de alguns cardeais: “Somos idosos e com a idade vem a sabedoria de vida. Vamos doar esta sabedoria aos jovens como o bom vinho que fica melhor com o passar dos anos”. O papa, vestido com uma simples batina branca e uma cruz de ferro, insistiu ante os cardeais dos cinco continentes sobre a “comunhão eclesiástica” e a necessidade de conhecimento mútuo. “Somos irmãos, uma comunidade de amigos”, disse.

O pontífice reconheceu a existência de diferenças no colégio cardinalício e pediu a todos que não temam enquanto existir a harmonia, mas também afirmou que o Espírito Santo vela pela Igreja.

O papa Francisco prestou homenagem ao antecessor Bento XVI, ao classificar sua renúncia ao pontificado como um “gesto corajoso e humilde”. “Dedico um pensamento repleto de afeto e profunda gratidão a Bento XVI, que foi um intérprete humilde e paciente de seu ministério, um patrimônio espiritual para todos”, disse ainda.

Também agradeceu com particular atenção aos cardeais que asseguraram a Sede Vacante desde 28 de fevereiro, o decano do colégio cardinalício Angelo Sodano, o camerlengo Tarcisio Bertone e o decano do conclave Giovanni Battista Re. Dedicou a cada um deles palavras de afeto, recebidas com sorrisos. Francisco não se esqueceu de informar ao colégio sobre a evolução do estado de saúde do cardeal argentino Jorge Mejía, de 90 anos, que na quarta-feira sofreu um infarto e que se recupera em um hospital romano. “Sua condição é estável e nos manda saudações”, disse o papa, com a simplicidade que marca o início do pontificado.

Leia mais em AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo