Mundo
França reconhece 450 vítimas de violência sexual em congregações católicas
Comissão de Reconhecimento de Reparação solicita que as vítimas tenham uma reparação econômica entre 5.000 e 60.000 euros


A chamada Comissão de Reconhecimento de Reparação (CRR) reconheceu em um ano 450 vítimas de violência sexual nas congregações católicas na França, das quais 36 obtiveram uma indenização financeira, segundo dados publicados nesta quinta-feira 1 pelo órgão.
Essa comissão foi criada no fim de 2021 após um relatório que revelou o alcance dos abusos sexuais de menores de idade na igreja católica francesa desde 1950.
Seu objetivo é registrar as solicitações de reparação, econômica ou de outro tipo, das vítimas dentro de institutos ou congregações religiosas e, depois, propor uma mediação entre as partes.
No total, “450 vítimas foram reconhecidas e auxiliadas” por um dos 25 comissários da CRR, de acordo com o comunicado dessa comissão que opera há quase um ano.
O órgão estabeleceu tabelas de reparação que oscilam entre 5.000 e 60.000 euros.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.