Mundo

França reafirma a sua ‘firme’ oposição ao atual acordo entre UE e Mercosul

A declaração foi dada pela ministra da Agricultura, Annie Genevard, durante um debate na Assembleia Nacional

França reafirma a sua ‘firme’ oposição ao atual acordo entre UE e Mercosul
França reafirma a sua ‘firme’ oposição ao atual acordo entre UE e Mercosul
A ministra da Agricultura da França, Annie Genevard. Créditos: Bertrand GUAY / AFP
Apoie Siga-nos no

O governo francês reiterou, nesta terça-feira 26, a sua “firme” oposição ao acordo comercial entre União Europeia e o Mercosul “na sua forma atual”, durante um debate na Assembleia Nacional (câmara baixa) enquanto prosseguem os protestos agrícolas.

A França rejeita “total e decisivamente” o acordo “na sua forma atual”, defendeu a ministra da Agricultura, Annie Genevard, para quem esta oposição “firme” nada tem de “doutrinário”, uma vez que não se opõe “por princípio” aos acordos de livre comércio.

Toda a classe política francesa, da esquerda radical à extrema direita, manifestou a sua oposição ao acordo que está sendo negociado entre os 27 países da UE e Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, pelo Mercosul, mas com nuances.

Perante a agitação agrícola, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o governo formado entre a sua aliança de centro-direita e o partido de direita Os Republicanos (LR) reiteraram nas últimas semanas que se opõem à versão do acordo “na sua forma atual”.

Mas boa parte da esquerda e da extrema direita opõe-se a esta formulação, o que semeia incerteza no esperado voto unânime de uma declaração da Assembleia que busca aumentar a pressão sobre a Comissão Europeia.

“Tomaríamos a agropecuária brasileira como modelo? Para o Grupo Nacional, hoje como ontem, sempre será não”, disse a deputada de extrema direita, Hélène Laporte, criticando, por exemplo, o uso de antibióticos como promotores de crescimento.

O Executivo comunitário, atualmente liderado por Ursula Von der Leyen, negocia em nome dos países europeus há mais de duas décadas, e Alemanha e Espanha pressionam para concluir um pacto com o Mercosul até o final do ano.

Mas isso gera medo entre os agricultores europeus, que temem a chegada massiva de carne bovina, de frango ou açúcar, entre outros produtos. Na França, voltaram a levar tratores às estradas para protestar nesta terça-feira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo