Mundo
FMI emprestará 1 bilhão de euros ao Chipre
Valor faz parte do acordo de resgate de 10 bilhões de euros assinado pela ilha com a Troika


PARIS (AFP) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) emprestará um bilhão de euros ao Chipre como parte do plano de resgate de 10 bilhões de euros acordado pela União Europeia com as autoridades da ilha. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 3 pela diretora-geral da instituição, Christine Lagarde.
O acordo de empréstimo “será submetido ao conselho de administração para ser aprovado no início de maio”, informa Lagarde em um comunicado.
À beira da falência, Chipre obteve em 25 de março um resgate internacional de 10 bilhões de euros do FMI, União Europeia e Banco Central Europeu, em troca de uma série de drásticas condições, incluindo a reestruturação do sistema bancário.
Leia mais em AFP Movel.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.