Mundo
Filho do ditador líbio Kadafi anuncia candidatura à presidência
Saif al-Islam tem 49 anos de idade e entregou neste domingo 14 os documentos que faltavam para participar do processo
Saif al-Islam, filho do falecido ditador líbio Muammar Kadafi, apresentou neste domingo 14 sua candidatura oficial às eleições presidenciais previstas para dezembro, anunciou um funcionário da Comissão Eleitoral.
“O candidato Saif al-Islam Muammar Kadafi apresentou sua candidatura à presidência do Estado líbio”, anunciou a Alta Comissão Eleitoral (HNEC), que organiza as eleições de 24 de dezembro e as parlamentares de janeiro.
“Ele apresentou os documentos de sua candidatura no escritório da HNEC em Sabha (sul), completando assim todas as condições legais exigidas pela Lei nº 1 sobre a eleição do chefe de Estado, aprovada pelo Parlamento”, afirma um comunicado.
Saif al-Islam, de 49 anos, também recebeu o título eleitoral da cidade de Sabha, segundo a Comissão Eleitoral.
As eleições serão o ponto máximo de um difícil processo político patrocinado pelas Nações Unidas e devem encerrar uma década de caos desde a queda do regime de Muammar Kadafi, assassinado em 2011 em uma revolta popular.
Também devem representar o ponto final dos combates entre grupos rivais, um do oeste e outro da região leste do país.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


