Economia
Fed eleva juros em 0,25 ponto percentual e prevê novos aumentos
Os juros do Fed alcançaram agora uma faixa de 4,50% a 4,75%
O Federal Reserve (Fed, banco central americano) elevou sua taxa básica de juros, nesta quarta-feira 1º, em um quarto de ponto porcentual, e anunciou que prevê novos aumentos depois desta oitava alta consecutiva, em um contexto de inflação que se modera, “mas continua alta”.
Os juros do Fed alcançaram agora uma faixa de 4,50% a 4,75%.
“Os indicadores recentes mostram um crescimento moderado dos gastos e da produção”, reforçou o Comitê de Política Monetária do Fed (FOMC) em um comunicado, após dois dias de reunião, a primeira do ano.
Em coletiva de imprensa após o aumento de 0,25 ponto percentual da taxa básica de juros, o presidente do Fed, Jerome Powell considerou que, embora a economia americana esteja desaquecida e a inflação se modere “lentamente”, não é “oportuno reduzir as taxas este ano ou flexibilizar a política monetária”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



