Mundo
Facebook exclui postagem de Trump por conter informação falsa sobre o coronavírus
Esta é a primeira vez que a rede social remove uma publicação da página do presidente por desinformação
O Facebook confirmou nesta quarta-feira 5 que removeu da página do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um vídeo considerado “desinformação prejudicial” sobre a pandemia da covid-19.
Trata-se de uma entrevista para a emissora Fox News em que Trump afirma que as crianças são “quase imunes” ao novo coronavírus, o que não tem comprovação científica.
“O vídeo inclui afirmações falsas de que um grupo de pessoas é imune à doença, o que representa uma violação das nossas políticas sobre desinformação”, informou um porta-voz do Facebook.
O mesmo vídeo sobre crianças e a covid-19 havia sido postado pelo perfil da campanha de Trump no Twitter, que posteriormente ocultou a publicação. O motivo foi o mesmo alegado pelo Facebook.
Esta é a primeira vez que a rede social remove uma publicação da página do presidente por “desinformação”, embora tenha excluído uma publicação da página de sua campanha eleitoral por usar um símbolo nazista.
O Facebook removeu o vídeo no momento em que enfrenta pressões para evitar a divulgação de informações falsas por um lado e, por outro, é acusado de censurar opiniões.
Ao ser consultado sobre a decisão da rede social, durante entrevista coletiva na Casa Branca, Trump defendeu-se: “Falo de ficar gravemente doente. Se você olhar para as crianças, elas podem se livrar do coronavírus muito facilmente.”
Com informações da AFP.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



