Exército ucraniano diz ter derrubado aviões e um helicóptero da Rússia

A Ucrânia está sob ataque ao longo de sua fronteira norte com a Rússia e com Belarus, de acordo com o serviço de guarda fronteiriço

Foto: Daniel LEAL/AFP

Apoie Siga-nos no

O Exército ucraniano afirmou nesta quinta-feira 24 ter derrubado cinco aviões e um helicóptero russos, horas após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciar uma operação militar contra a Ucrânia. A alegação sobre a queda dos aviões e do helicóptero foi negada por autoridades russas.

A Rússia, por sua vez, diz ter destruído bases aéreas e de defesa antiaérea ucranianas, de acordo com a agência AFP. O Exército russo declarou que está atacando instalações militares na Ucrânia com “armas de alta precisão”.

“Infraestrutura militar, instalações de defesa aérea, aeródromos militares e a aviação das forças armadas ucranianas estão sendo neutralizadas com armas de alta precisão”, disse o Ministério da Defesa russo, citado pela agência TASS.

A Ucrânia está sob ataque ao longo de sua fronteira norte com a Rússia e com Belarus, de acordo com o serviço de guarda fronteiriço.

Um funcionário do Ministério do Interior relatou à AFP a queda da cidade de Shchastia, no sudeste da Ucrânia, para rebeldes separatistas pró-Rússia.

Os guardas de fronteira disseram em comunicado que as forças russas são apoiadas por Belarus e lançaram um ataque do sul da península da Crimeia, ocupada e anexada pela Rússia em 2014.


“Os ataques contra unidades de fronteira, destacamentos de fronteira e postos de controle foram realizados com o uso de artilharia, equipamentos pesados e armas pequenas”, prosseguiram. “Ações de grupos inimigos de sabotagem e reconhecimento também foram registradas.”

(Com informações da AFP)

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.