Mundo

Exército israelense recupera corpos de três reféns em Gaza, incluindo brasileiro

O brasileiro Michel Nisenbaum tinha 59 anos e era mantido refém desde o dia 7 de outubro de 2023

Exército israelense recupera corpos de três reféns em Gaza, incluindo brasileiro
Exército israelense recupera corpos de três reféns em Gaza, incluindo brasileiro
Foto: Israeli Army / AFP
Apoie Siga-nos no

O Exército israelense anunciou nesta sexta-feira (24) que recuperou os corpos de três reféns que estavam na Faixa de Gaza desde o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro.

Um comunicado militar afirma que uma operação conjunta dos serviços de inteligência de Israel em Jabaliya, no norte do território, permitiu recuperar durante a noite os corpos do brasileiro Michel Nisenbaum, do franco-mexicano Orión Hernández Radoux e do israelense Hanan Yablonka

Os três reféns morreram durante o ataque do grupo islamista palestino Hamas no sul de Israel em 7 de outubro, que desencadeou a guerra, e foram levados para Gaza.

Após os exames de identificação forense, as famílias foram notificadas, segundo o Exército.

Yablonka, 42 anos, e Hernández Radoux, 32, estavam no festival de música Nova durante o ataque.

Nisenbaum, um morador de 59 anos da cidade israelense de Sderot, perto de Gaza, foi contatado pela última vez em 7 de outubro, quando seguia para base militar na fronteira para buscar sua neta.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sob crescente pressão interna para conseguir a libertação dos reféns que permanecem em cativeiro no território palestino, afirmou nesta sexta-feira em um comunicado que “ao lado do povo israelense, minha mulher Sara e eu inclinamos a cabeça com profunda dor e abraçamos as famílias em luto neste momento difícil”.

O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou nesta sexta-feira na rede social X a “imensa tristeza” pela morte do refém franco-mexicano Orión Hernández Radoux.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo