Mundo

Exército israelense diz ter descoberto ‘o maior túnel’ subterrâneo em Gaza

Um fotógrafo da AFP foi autorizado a entrar no túnel e comprovar que tem tamanho suficiente para a passagem de veículos em seu interior

Exército israelense diz ter descoberto ‘o maior túnel’ subterrâneo em Gaza
Exército israelense diz ter descoberto ‘o maior túnel’ subterrâneo em Gaza
Um homem verifica as ruínas de uma casa após um ataque aéreo israelense em Majdal Zoun em 17 de dezembro de 2023, em meio ao aumento das tensões transfronteiriças enquanto os combates continuam com militantes do Hamas no sul da Faixa de Gaza. (Foto de Hassan FNEICH/AFP)
Apoie Siga-nos no

O Exército israelense afirmou, neste domingo (17), ter descoberto “o maior túnel” subterrâneo construído pelo Hamas na Faixa de Gaza e que termina a poucas centenas de metros do território de Israel.

Um fotógrafo da AFP foi autorizado a entrar no túnel e comprovar que tem tamanho suficiente para a passagem de veículos em seu interior.

“Esta enorme rede de túneis, que se divide em vários segmentos, tem uma extensão de mais de quatro quilômetros e chega a até 400 metros do ponto de passagem de Erez”, entre Israel e o norte de Gaza, indicaram as Forças Armadas de Israel em um comunicado.

O túnel está equipado com tubulações, eletricidade, sistemas de esgoto, ventilação e ferroviários.

Segundo o Exército israelense, sua construção custou vários milhões de dólares e foram encontradas armas em seu interior.

O movimento islamista palestino construiu uma série de túneis em Gaza para contornar o bloqueio estabelecido por Israel desde 2007, quando o Hamas começou a governar o território palestino.

Os ataques do grupo islamista em 7 de outubro causaram a morte de 1.140 pessoas em Israel, a maioria civis, enquanto a ofensiva em resposta promovida por Israel matou 18.800 palestinos em Gaza, a maioria mulheres e menores de idade, segundo dados das respectivas autoridades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo