Mundo
Exército israelense anuncia bombardeios contra Hezbollah no sul do Líbano
Ataques acontecem três dias após início de cessar-fogo


O Exército israelense realizou bombardeios contra o Hezbollah no sul do Líbano neste sábado 30, após detectar atividade “que representava uma ameaça”, três dias depois da entrada em vigor de um cessar-fogo.
Em comunicado, as forças armadas israelenses listam quatro incidentes, incluindo um bombardeio da força aérea israelense contra “terroristas do Hezbollah identificados se aproximando de estruturas do Hezbollah no sul do Líbano”.
Em outro, os militares indicaram que sua aviação atingiu “uma instalação do Hezbollah com lança-foguetes”.
Na quarta-feira, entrou em vigor um cessar-fogo entre Israel e Hezbollah, depois de mais de um ano de enfrentamentos transfronteiriços e de dois meses de guerra aberta entre o Exército israelense e o movimento armado libanês, que recebe apoio do Irã.
O acordo de cessar-fogo, mediado por França e Estados Unidos, estabelece que o Exército israelense deve se retirar do sul do Líbano em um prazo de dois meses.
Por sua vez, o movimento islamista xiita deve recuar suas posições para norte do rio Litani, a cerca de 30 km da fronteira entre Israel e Líbano, e desmantelar sua infraestrutura militar no sul do país.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.