Mundo

Exército de Israel declara Cidade de Gaza ‘zona de combate perigosa’

A Defesa Civil de Gaza informou que 33 pessoas morreram nesta sexta-feira atacados por militares israelenses

Exército de Israel declara Cidade de Gaza ‘zona de combate perigosa’
Exército de Israel declara Cidade de Gaza ‘zona de combate perigosa’
Israel faz intenso bombardeio contra Gaza. Civis são maioria dos mortos pelos ataques. Foto: Jack GUEZ / AFP
Apoie Siga-nos no

O Exército israelense declarou nesta sexta-feira 29 que a Cidade de Gaza é uma “zona de combate perigosa”, mas não pediu à população que abandone a localidade de maneira imediata, apesar de Israel ameaçar iniciar uma grande ofensiva militar contra o Hamas na área.

“A partir de hoje (sexta-feira), às 10h00 (4h00 de Brasília), a pausa tática local na atividade militar não se aplicará à zona da Cidade de Gaza, que constitui uma zona de combate perigosa”, informa um comunicado militar.

A “pausa tática local” diária havia sido anunciada no final de julho para a Cidade de Gaza, a maior cidade da Faixa de Gaza, e outras áreas do território palestino com o objetivo, segundo o Exército, de “permitir a passagem segura dos comboios da ONU” e de ONGs humanitárias.

O Exército israelense acrescentou que continuará “apoiando os esforços humanitários de modo paralelo às manobras e operações militares contra as organizações terroristas na Faixa de Gaza”.

A Defesa Civil de Gaza informou que 33 pessoas morreram nesta sexta-feira no território palestino.

O Exército, procurado pela AFP, não fez comentários até o momento.

Apesar das pressões – internacionais e dentro da sociedade israelense – para acabar com a guerra, o Exército anunciou na quinta-feira que seus soldados “prosseguiam com as operações” em todo o território.

O Exército afirmou na quarta-feira que a evacuação da Cidade de Gaza era “inevitável”, devido à decisão de Israel de tomar o controle da localidade, considerada um dos últimos redutos do Hamas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo