Mundo

Ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin morre aos 88 anos

Ele chefiou o governo do país entre 1997 e 2002

Ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin morre aos 88 anos
Ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin morre aos 88 anos
Lionel Jospin, em foto de 2002, quando ocupava o cargo de primeiro-ministro na França – foto: Philippe Desmazes/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin morreu no domingo 22 aos 88 anos, anunciou a família do socialista nesta segunda-feira à AFP.

Jospin exerceu o cargo de chefe de Governo de 1997 a 2002 e foi primeiro-secretário do Partido Socialista de 1981 a 1988 e de 1995 a 1997. Também concorreu, sem sucesso, às eleições presidenciais de 1995 e de 2002.

Figura reconhecida e aglutinadora da esquerda, Jospin criou o princípio de uma “esquerda plural”, reunindo em seus governos ministros socialistas, ecologistas e comunistas.

Em uma conjuntura econômica favorável, implementou a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais, a cobertura médica universal e um contrato de união civil para a formação de uniões estáveis.

Contudo, nas últimas eleições presidenciais em que apresentou sua candidatura, em 2002, não chegou ao segundo turno, que foi disputado entre o conservador Jacques Chirac e o líder de extrema-direita Jean-Marie Le Pen.

Entre uma dispersão da esquerda, uma campanha frustrada e a ascensão da extrema direita, Lionel Jospin se aposentou da vida política e, durante anos, deixou de participar no debate público.

Durante o mandato do socialista François Hollande (2012-2017), presidiu uma comissão sobre a moralização da política e integrou o Conselho Constitucional em 2014.

O primeiro-secretário do Partido Socialista, Olivier Faure, disse ver em Jospin “um modelo de retidão”, alguém “inspirador” que “conduziu a esquerda plural ao poder”.

Jospin “permitiu que uma geração governasse e que outra geração – a minha – se formasse”, acrescentou Faure à emissora France Inter, antes de lamentar o “grande vazio” deixado pelo falecimento do ex-primeiro-ministro.

Jean-Luc Mélenchon, líder do partido A França Insubmissa (esquerda radical) e que foi ministro de Jospin de 2000 a 2002, prestou homenagem a “um modelo de exigência e de trabalho” e enalteceu a memória de uma “presença intelectual em um universo que parecia à deriva”, em uma mensagem publicada na rede social X.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo