Mundo

Ex-presidente uruguaio ‘Pepe’ Mujica se recupera após cirurgia de câncer de esôfago

Ex-guerrilheiro e presidente do Uruguai de 2010 a 2015, é uma das figuras mais emblemáticas da esquerda na América Latina

Ex-presidente uruguaio ‘Pepe’ Mujica se recupera após cirurgia de câncer de esôfago
Ex-presidente uruguaio ‘Pepe’ Mujica se recupera após cirurgia de câncer de esôfago
Foto: Pablo Porciuncula/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, de 89 anos, está se recuperando “tranquilo” após ser submetido a uma cirurgia bem-sucedida relacionada ao seu câncer de esôfago, informou sua médica, Raquel Pannone, nesta sexta-feira 27.

“Agora ele está calmo, está tranquilo” e permanecerá hospitalizado durante o fim de semana “até que esteja melhor” e possa “retornar para casa”, disse Pannone a jornalistas.

Ex-guerrilheiro, presidente do Uruguai de 2010 a 2015 e uma das figuras mais emblemáticas da esquerda na América Latina, Mujica está em recuperação após tratamento contra um câncer de esôfago diagnosticado em maio deste ano.

Pannone explicou que uma endoscopia realizada na segunda-feira mostrou que o esôfago de Mujica havia se estreitado, o que “dificultava a ingestão de alimentos por via oral”.

Durante a cirurgia, realizada em um hospital de Montevidéu, foi colocado um stent no esôfago, um dispositivo metálico que se adere às paredes do tubo digestivo e se autoexpande para permitir a passagem de alimentos.

“Isto permitirá que ele continue se alimentando por via oral, recebendo a comida como vinha recebendo até agora e mantendo sua recuperação em casa”, afirmou a médica.

“Espero que ele evolua bem”, acrescentou.

Mujica, que passou 13 anos preso em condições desumanas, grande parte durante a ditadura militar (1973-1985), celebrou em novembro a vitória de seu aliado Yamandú Orsi nas eleições presidenciais do Uruguai pelo partido de esquerda Frente Ampla

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo