Mundo
Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy será julgado por corrupção
Aposentado da vida política desde 2016, ex-presidente francês deve ser julgado assim que os recursos para evitar o processo forem esgotados


O ex-presidente Nicolas Sarkozy se tornará em outubro o primeiro ex-chefe de Estado francês julgado por corrupção, anunciou o Tribunal Correcional de Paris nesta quarta-feira 8.
Sarkozy deve enfrentar a Justiça no caso conhecido na França como o “escândalo da escuta”. Suspeita-se que o ex-presidente tenha tentado obter, no início de 2014, por intermédio de seu advogado Thierry Herzog, informações secretas de um ex-magistrado em um processo que o afetava (o chamado “caso Bettencourt”), em troca de apoiar esse juiz a obter um posto em Mônaco.
O julgamento, que será realizado de 5 a 22 de outubro, começará assim que os recursos de Sarkozy forem esgotados para evitar o processo.
Aposentado da vida política desde 2016, o ex-presidente também será julgado em breve por “financiamento ilegal” de sua campanha de 2012. Em suas descobertas publicadas em 2017, as autoridades judiciais financeiras compararam os métodos de Sarkozy aos de “um criminoso experiente”. O julgamento é baseado nas conversas telefônicas entre Sarkozy e seu advogado, nas quais o ex-chefe de Estado usava um telefone especial e um nome falso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.