Mundo
Ex-chefe de propaganda da Coreia do Norte morre aos 94 anos
No final da década de 2010, as funções de Kim Ki Nam como chefe da propaganda de Pyongyang foram assumidas por Kim Yo Jong, a influente irmã do atual líder do país
A imprensa estatal da Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira 8 a morte do ex-chefe de de propaganda do regime, Kim Ki Nam, que muitos consideram o mentor do culto à personalidade ao redor da dinastia Kim.
Imagens divulgadas pela agência estatal KCNA mostram o atual líder do regime hermético, Kim Jong Un, em um momento de reverência diante do caixão do “veterano revolucionário”.
Segundo a agência, Kim Ki Nam, que estava hospitalizado desde 2022, faleceu na terça-feira aos 94 anos devido a uma “disfunção de múltiplos órgãos”.
Ele ficou famoso por comandar durante décadas o crucial departamento de propaganda de Pyongyang, com o qual forjou o culto à dinastia Kim.
A imprensa estatal norte-coreana o descreveu como “um veterano do nosso Partido e da revolução, um teórico de prestígio e um proeminente ativista político.
No final da década de 2010, as funções de Kim Ki Nam como chefe da propaganda de Pyongyang foram assumidas por Kim Yo Jong, a influente irmã do atual líder.
(Com informações de AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Rússia impõe na ONU o fim do sistema de controle de sanções à Coreia do Norte
Por AFP
Coreia do Norte testa sistema nuclear submarino e reage às manobras dos EUA, Japão e Coreia do Sul
Por RFI


