CartaExpressa
EUA triplicou voos de aviões espiões contra a Venezuela, diz governo Maduro
Tensão entre os dois países aumentou após a ofensiva militar do governo Donald Trump no mar do Caribe
O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, afirmou neste domingo 14 que os Estados Unidos triplicaram em agosto o envio de aviões espiões “contra” a Venezuela, além de posicionar navios de guerra no Caribe, o que Caracas considera uma ameaça.
“Agora passaram de um padrão diurno para fazê-lo à noite e de madrugada e triplicaram em agosto as operações de inteligência e exploração contra a Venezuela”, disse Padrino ao apresentar um balanço de um treinamento militar no sábado para ensinar civis a disparar.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



