Mundo
EUA renova alerta sobre tráfego aéreo na Venezuela
A Administração Federal de Aviação (FAA) pediu que as aeronaves ‘ajam com cautela’
A agência de regulação aérea dos Estados Unidos renovou nesta terça-feira 16 seu alerta para aeronaves civis que operam no espaço aéreo venezuelano, devido aos riscos da atividade militar na região.
A Administração Federal de Aviação (FAA) pediu que as aeronaves “ajam com cautela”, devido à “piora da situação de segurança e ao aumento da atividade militar na Venezuela ou em seus arredores”, mesma formulação usada em uma advertência feita no mês passado.
O novo alerta chega dias depois que um piloto da JetBlue relatou que seu avião quase se chocou com um avião da Força Aérea americana perto da Venezuela, um incidente que a empresa informou ter reportado a autoridades americanas.
Os Estados Unidos enviaram uma flotilha de navios de guerra ao Caribe, e suas aeronaves sobrevoam repetidamente a costa venezuelana. Washington afirma que sua intenção é pressionar o governo de Nicolás Maduro, como parte da sua campanha contra o narcotráfico.
As forças americanas também fizeram uma série de ataques a embarcações suspeitas de contrabando de drogas no Caribe e no Pacífico, uma campanha de mais de três meses, que já deixou 95 mortos e aumentou a tensão regional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



