Mundo

EUA não devem enviar autoridades de alto escalão à COP30

A informação foi confirmada por um funcionário da Casa Branca à agência de notícias ‘AFP’

EUA não devem enviar autoridades de alto escalão à COP30
EUA não devem enviar autoridades de alto escalão à COP30
Donald Trump. Foto: ANTHONY WALLACE / AFP
Apoie Siga-nos no

Os Estados Unidos não devem enviar nenhum representante de alto nível à COP30, a cúpula climática que começa em 10 de novembro em Belém do Pará.

O anúncio foi feito por uma fonte da Casa Branca, sob condição de anonimato, em contato com a agência de notícias AFP neste sábado 1º. O governo de Donald Trump, que se concentra em impulsionar a indústria de combustíveis fósseis, ainda não tratou do tema oficialmente.

“Os Estados Unidos não enviarão nenhum representante de alto nível à COP30”, disse o funcionário de Trump sob condição de anonimato.

“O presidente está dialogando diretamente com líderes de todo o mundo sobre questões energéticas, como evidenciado pelos acordos históricos de comércio e paz, que têm um foco significativo em parcerias energéticas”, afirmou, ainda, o funcionário.

O presidente Lula (PT), recentemente, reforçou pessoalmente o convite para que Trump participasse da COP30, ainda que a postura do político fosse de discordância do tom adotado pela maioria dos presentes na Conferência.

“Eu disse a ele: ‘é importante que você vá [à COP] para dizer o que você pensa. Se você não acredita nas coisas, vá lá para dizer o que você pensa’”, relatou o brasileiro após o encontro com o norte-americano.

(com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo