Mundo

EUA lança ataque em região controlada pelos Houthis no Iêmen e mata 74 pessoas

Ação contra porto controlado por grupo apoiado pelo Irã deixou mais 100 pessoas feridas

EUA lança ataque em região controlada pelos Houthis no Iêmen e mata 74 pessoas
EUA lança ataque em região controlada pelos Houthis no Iêmen e mata 74 pessoas
Ataque dos EUA teve como alvo região controlada pelos Houthis. Foto: AL-MASIRAH TV / AFP
Apoie Siga-nos no

Os Estados Unidos atacaram um porto dominado pelo grupo rebelde Houthis, no Iêmen, matando 74 pessoas na noite da última quinta-feira 17. A ação é uma das mais mortais feita pelos EUA contra o grupo apoiado pelo Irã.

Embora o ataque tenha se direcionado ao oeste do Iêmen, onde fica a estrutura controlada pelos Houthis, bombardeios foram registrados em diversas regiões do país. Segundo a mídia local, ao menos 171 pessoas ficaram feridas.

O objetivo do ataque norte-americano era destruir uma instalação conhecida como Ras Isa, que funciona como um porto de combustíveis. Essa é uma forma de cortar a fonte de abastecimento do grupo Houthis, uma vez que a maior parte das importações e da ajuda humanitária ao Iêmen chegam pelo Ras Isa, bem pelo pelos portos Hodeidah e as-Salif.

O Comando Central dos Estados Unidos justificou a ação dizendo que que o plano privar os locais “das receitas ilegais que financiaram os esforços Houthis para aterrorizar toda a região durante mais de 10 anos”. Oficialmente, o governo Donald Trump ainda não se pronunciou sobre o ataque.

Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, os Houthis têm promovido ataques a navios cargueiros no Mar Vermelho. Esses ataques têm se intensificado desde a chegada de Trump ao poder, que já declarou o seu desejo de aumentar as ações contra o grupo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo