Mundo
EUA: Homem pega 5 anos de prisão por divulgar documentos fiscais de Trump
Charles Littlejohn, de 38 anos, declarou-se culpado em outubro


A Justiça dos Estados Unidos condenou, nesta segunda-feira 29, a cinco anos de prisão, um homem que trabalhou para o Serviço de Impostos Internos (IRS, na sigla em inglês) e vazou declarações de impostos do ex-presidente Donald Trump.
Charles Littlejohn, de 38 anos, declarou-se culpado em outubro e a juíza de distrito Ana Reyes impôs hoje a pena máxima de cinco anos de prisão.
Littlejohn foi acusado pela promotoria federal de vazar as declarações fiscais de um “alto funcionário do governo” para um meio de comunicação.
Nem o funcionário, nem o veículo foram identificados oficialmente, mas a imprensa americana informou que as declarações eram de Trump e quem as recebeu foi o jornal The New York Times.
Em setembro de 2020, o diário noticiou que Trump, um bilionário que se recusou a divulgar seus documentos fiscais, pagou apenas 750 dólares de imposto de renda federal em 2016 e 2017 (2.617 e 2,392 reais, nas cotações médias dos respectivos anos), e nada durante dez dos 15 anos anteriores.
Littlejohn também foi acusado de divulgar informações fiscais de milhares de pessoas que estão entra as mais ricas dos Estados Unidos a outro meio de comunicação não identificado.
Acredita-se que esse veículo seja o ProPublica, uma organização jornalística sem fins lucrativos que publicou amplos relatórios em junho de 2021 que chamou de “Os arquivos secretos do IRS”.
Littlejohn “descumpriu sua responsabilidade de proteger informação sensível que lhe foi confiada, e agora é um criminoso convicto”, disse a procuradora-geral adjunta Nicole M. Argentieri.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça condena Donald Trump a pagar US$ 83 milhões a escritora por difamação
Por AFP
Justiça dos EUA condena ex-assessor de Trump por desacato ao Congresso
Por AFP
Trump vence Haley nas primárias republicanas de New Hampshire
Por AFP