Mundo
EUA continuam a rejeitar cessar-fogo entre Israel e Hamas: ‘Não é a resposta certa’
A declaração da Casa Branca está em linha com as reiteradas manifestações do premiê Benjamin Netanyahu, de extrema-direita


Os Estados Unidos não apoiam os pedidos de cessar-fogo na guerra Israel–Hamas, reforçou a Casa Branca nesta segunda-feira 30. Em vez disso, sustenta o governo norte-americano, deveriam ser consideradas “pausas” para levar ajuda a Gaza.
“Não acreditamos que um cessar-fogo seja a resposta certa neste momento”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby. “Não apoiamos um cessar-fogo neste momento.”
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também rechaçou qualquer possibilidade de cessar-fogo.
Israel “não começou esta guerra”, mas irá vencê-la, disse o premiê, de extrema-direita. “Os apelos a um cessar-fogo são um apelo a Israel para que se renda ao Hamas, que se renda ao terrorismo, que se renda à barbárie. Isso não vai acontecer.”
“Tal como os Estados Unidos não concordaram com um cessar-fogo após o bombardeio de Pearl Harbor ou após o ataque terrorista de 11 de Setembro, Israel não concordará com a cessação das hostilidades com o Hamas após os horríveis ataques de 7 de Outubro”, emendou.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Israel anuncia ‘etapas potentes’ do ataque contra Gaza e descarta cessar-fogo
Por CartaCapital
Quem são os prisioneiros palestinos detidos em Israel que o Hamas propõe trocar por reféns em Gaza?
Por RFI
Lutamos para que brasileiros não sejam afetados pela catástrofe em Gaza, diz embaixador
Por Victor Ohana