Mundo
EUA autoriza operações de 5 petrolíferas multinacionais na Venezuela
As beneficiárias são a Chevron, com sede nos EUA, a italiana Eni, a espanhola Repsol e as britânicas BP e Shell
Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira 13, duas licenças gerais que permitem a cinco empresas petrolíferas multinacionais retomarem as operações na Venezuela sem sanções.
As cinco beneficiárias são a Chevron, com sede nos EUA, a italiana Eni, a espanhola Repsol e as britânicas BP e Shell.
“Todas as transações” dessas empresas relacionadas ao setor petrolífero venezuelano estão autorizadas, assim como contratos para “novos investimentos no setor de petróleo e gás” para todas as empresas interessadas em fazer negócios no país sul-americano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Presidente interina da Venezuela promete organizar eleições livres
Por AFP
Venezuela adia novamente votação de histórica lei de anistia
Por AFP
Secretário de Energia dos EUA se reúne com presidenta interina na Venezuela
Por AFP



