Mundo

EUA anunciam novo pacote de US$ 1,3 bilhão de ajuda militar para Ucrânia

A ajuda não chegará imediatamente ao campo de batalha, já que Washington vai adquirir esses equipamentos no mercado ou de seus parceiros, em vez de enviar material que tem entre suas reservas

(Foto: Eric Thayer / Getty Images via AFP)
Apoie Siga-nos no

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (19), um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de 1,3 bilhão de dólares (6,2 bilhões de reais, na cotação atual), que inclui sistemas de defesa antiaérea, mísseis antitanque, aviões não tripulados e outros equipamentos.

O pacote faz parte dos esforços de Washington para cobrir todas “as necessidades urgentes da Ucrânia mediante o compromisso de capacidades críticas a curto prazo, assim como a construção da capacidade a longo prazo das forças armadas da Ucrânia”, disse o Departamento de Defesa em nota.

No pacote, estão quatro sistemas de defesa antiaérea Nasam e munições para eles, mísseis antitanque TOW, projéteis de artilharia de 152 mm, drones e sistemas antidrones, além de vários veículos.

Os Estados Unidos vêm liderando o suporte de parte da comunidade internacional à Ucrânia e criou uma coalizão de apoio a Kiev após a invasão russa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo