Mundo
EUA anunciam apreensão de petroleiro que zarpou da Venezuela e tentava fugir
É o quinto navio retido nas últimas semanas
Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira 9, a apreensão de mais um petroleiro que tentou romper o bloqueio naval americano, cujo objetivo era impedir a saída de petróleo sancionado da Venezuela. Este é o quinto navio retido nas últimas semanas.
O Olina é “mais um petroleiro da ‘frota fantasma’ suspeito de transportar petróleo embargado” e foi apreendido após “zarpar da Venezuela tentando escapar das forças americanas”, afirmou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, em uma publicação no X.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



