Mundo
Esquerda com vantagem na Itália nas pesquisas de boca de urna
O Movimento Cinco Estrelas, do humorista Beppe Grillo, deve se tornar a terceira maior força política da Itália
A coalizão de esquerda liderada por Pier Luigi Bersani aparece com ampla vantagem nas eleições legislativas celebradas na Itália, com 34,5% dos votos, contra 29% da coalizão de direita de Silvio Berlusconi, segundo as pesquisas de boca de urna divulgados pelo canal Sky Tg24.
De acordo com a emissora, a esquerda também conquistaria a maioria no Senado, com 163 cadeiras, cinco a mais que as 158 necessárias. Outras pesquisas, do canal público RAI, concedem à coalizão de esquerda entre 35 e 37% dos votos, contra 29% a 31% para a coalizão de Berlusconi.
Segundo a RAI, a esquerda conquistaria na Câmara dos Deputados entre 36% a 38% dos votos, contra 30% a 32% da direita.
Todas as pesquisas atribuem ao Movimento Cinco Estrelas, do humorista Beppe Grillo, que canaliza a revolta dos jovens e desempregados, quase 20%, um resultado histórico, que transformaria na terceira força política da Itália.
A coalizão de centro do atual primeiro-ministro Mario Monti ficaria em quarto lugar, com 10% dos votos. As primeiras projeções, baseadas em resultados e não pesquisas, serão disponíveis nas próximas horas.
Leia mais em AFP
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.