Mundo

Entenda as acusações sobre OVNIs e ‘materiais não humanos’ feitas por um ex-oficial contra o governo dos EUA

Capitólio realizou audiência sobre o tema, na última quarta-feira; congressistas dos EUA tentam fazer com que o Pentágono divulgue informações sigilosas acerca de fenômenos

David Grusch, ex-representante oficial de reconhecimento nacional na Força-Tarefa de Fenômenos Anômalos Não Identificados, chega para testemunhar durante uma audiência do Subcomitê de Segurança Nacional, Fronteiras e Relações Exteriores intitulada "Fenômenos Anômalos Não Identificados: Implicações na Segurança Nacional, Segurança Pública e Transparência Governamental, " no Capitólio. Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP
Apoie Siga-nos no

Em uma audiência no Congresso dos Estados Unidos, realizada na última quarta-feira 26, ex-membros das forças de defesa dos EUA disseram que as autoridades norte-americanas têm contato com ovnis (objetos voadores não identificados) de origem desconhecida. 

Uma das testemunhas, o ex-oficial de inteligência do país, disse ter conhecimento de que materiais biológicos não humanos já foram retirados de UAPs (fenômenos aéreos não identificados, na sigla em inglês). Os congressistas dos EUA tentam fazer com que o Pentágono divulgue informações sigilosas acerca de fenômenos como os ovnis. 

A principal testemunha a ser ouvida foi David Grusch, um ex-funcionário do governo que acusa o Pentágono não apenas de possuir material “não humano”, como de encobrir pesquisas sobre avistamentos.

O agente, porém, disse que não pode discutir em público se os EUA mantêm contato com vida fora da Terra e que a sua acusação ao Pentágono se baseia em avaliação “de pessoas com conhecimento direto sobre o programa” com as quais ele afirmou ter conversado.

No subcomitê de Segurança Interna, Fronteiras e Relações Exteriores do Comitê de Supervisão da Câmara dos EUA, outras duas testemunhas foram ouvidas: o ex-piloto da Marinha, Ryan Graves, e o comandante aposentado da Marinha, David Fravor. Ambos disseram que já tiveram contato com ovnis e que a questão representa um problema para a segurança nacional.

Como está a discussão nos EUA

Debates sobre a existência ou não de vida inteligente fora da Terra sempre estiveram presentes nos campos da ciência e dos governos. Nos Estados Unidos, um artigo do jornal The New York Times, publicado em 2017, apontou que o Departamento de Defesa dos EUA lançou um programa avançado para identificar ameaças aeroespaciais.  

Neste mês, dois senadores norte-americanos (Mike Rounds, republicano; Chuck Schumer, democrata) apresentaram um projeto de lei exigindo que o governo torne públicos todos os eventos de avistamento de ovnis para um conselho competente.

O que diz o governo norte-americano

Até o momento, o governo dos EUA trata a questão evitando o estímulo a teorias sobre objetos voadores não identificados.

Via de regra, sempre que há uma suspeita pública sobre ovnis, o governo relata que, na verdade, trata-se de balões, drones, detritos ou eventos climáticos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo