Mundo
Embaixada da Síria em Moscou hasteia a bandeira da oposição
A ação simbólica ocorre depois que Bashar al-Assad e sua família se estabeleceram na capital da Rússia, segundo informaram agências de notícias locais
A bandeira da oposição síria foi hasteada nesta segunda-feira na embaixada da Síria em Moscou, constatou um correspondente da AFP, um dia após a queda do presidente Bashar al-Assad, deposto pelos rebeldes em uma ofensiva relâmpago.
Um grupo de homens hasteou a emblemática bandeira da oposição com três estrelas vermelhas na representação diplomática na capital da Rússia, segundo o jornalista.
“A embaixada está aberta e trabalha normalmente sob a nova bandeira”, declarou uma fonte da representação síria à agência pública Tass.
A ação simbólica ocorre depois que Bashar al-Assad e sua família se estabeleceram em Moscou, segundo informaram as agências de notícias russas no domingo, com base em uma fonte do Kremlin.
A AFP não conseguiu confirmar as informações até o momento e o Kremlin não divulgou nenhum comunicado oficial sobre o tema.
A Rússia, presidida por Vladimir Putin, era ao lado do Irã o principal país aliado de Assad. Moscou se envolveu militarmente no conflito sírio em 2015.
No território sírio, a Rússia tem uma base naval em Tartus e uma base aérea em Hmeimim.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
ONU fala em ‘esperança cautelosa’ após queda de Assad na Síria; veja as reações da comunidade internacional
Por CartaCapital
Bashar al-Assad está em Moscou após Rússia conceder asilo, diz agência
Por AFP
Veja fotos das comemorações na Síria pela queda de Bashar al-Assad
Por AFP



