Mundo

Embaixada da China repudia declaração de Eduardo Bolsonaro sobre 5G: ‘Totalmente inaceitável’

Afirmações do filho do presidente ‘solapam’ relações entre os países, diz representação chinesa

Deputado federal Eduardo Bolsonaro. Foto: Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

A embaixada da China no Brasil afirmou, em nota divulgada nesta terça-feira 24, que as mensagens publicadas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro nas redes sociais sobre a tecnologia 5G são “infundadas” e “solapam” a relação entre os países.

Na segunda-feira 23, o filho do presidente Jair Bolsonaro foi às redes sociais para declarar apoio a uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”. Nesta terça-feira 23, porém, Eduardo, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, apagou a postagem.

Em nota, a embaixada da China no Brasil argumentou que as afirmações de Eduardo Bolsonaro seguem “os ditames dos Estados Unidos de abusar do conceito de segurança nacional para caluniar” a China.

“Isso é totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento. A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos”, diz a nota.

A embaixada ainda afirma que “insta” pessoas que fazem tais declarações “a deixar de seguir a retórica da extrema direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”.

Leia a nota na íntegra:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo