Mundo
Em carta aberta, milionários pedem a políticos que os façam pagar mais impostos
O pedido inusitado apareceu em forma de carta aberta durante encontro virtual promovido pelo Fórum Econômico Mundial


Um grupo de pouco mais de 100 milionários e bilionários lançou, durante encontro virtual promovido pelo Fórum Econômico Mundial nesta terça-feira 18, um apelo para que os líderes políticos e empresariais os forcem a pagar mais impostos.
Segundo o grupo, autointitulado ‘Milionários patriotas’, os “ultrarricos” não estão sendo forçados a pagar sua parte na recuperação global da economia após a crise da pandemia.
“Como milionários, nós sabemos que o atual sistema tributário não é justo. A maioria de nós pode dizer que, enquanto o mundo atravessou uma carga imensa de sofrimento nos últimos dois anos, nós na verdade vimos nossa fortuna crescer durante a pandemia — poucos ou nenhum de nós pode honestamente dizer que pagamos nossa parte justa em impostos”, afirmaram os signatários da carta aberta publicada durante o fórum apelidado de “Davos virtual”, que começou na última segunda-feira.
Nos últimos dois anos, a fortuna dos dez mais ricos indivíduos do planeta aumentou US$ 1,5 trilhão, ou US$ 15 mil por segundo, apontou um estudo da Oxfam publicado no fim de semana.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.