Mundo

Eleições EUA: Trump aceita condições e confirma debate com Kamala Harris

Devido a divergências entre os candidatos sobre gestão de microfones, o debate ainda não estava cravado

Eleições EUA: Trump aceita condições e confirma debate com Kamala Harris
Eleições EUA: Trump aceita condições e confirma debate com Kamala Harris
Kamala Harris e Donald Trump. Fotos: Brendan Smialowski e Patrick T. Fallon/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente e atual candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitou as condições para participar de um debate com a vice-presidente Kamala Harris, marcado para o dia 10 de setembro. 

O evento, organizado pela emissora norte-americana ABC, enfrentou incertezas devido a divergências entre as campanhas sobre a gestão dos microfones.

Os republicanos exigiam que os microfones fossem silenciados quando um candidato não estivesse falando, enquanto os democratas preferiam que permanecessem abertos durante todo o debate. 

Após negociações, Trump anunciou que chegou a um acordo com a campanha de Harris, garantindo que as regras do debate seriam “justas e equitativas”.

Este será o primeiro confronto direto entre Trump e Harris, que agora é a candidata do Partido Democrata à Casa Branca após o presidente Joe Biden desistir de buscar a reeleição.

Trump, conhecido por suas críticas à imprensa, não poupou a ABC, referindo-se à emissora como “desagradável e injusta”. 

No entanto, ele declarou que aceitou as condições do debate por acreditar que as regras acordadas seriam justas.

“Eu cheguei a um acordo com os democratas da esquerda radical para um debate com a ‘camarada’ Kamala Harris. Será transmitido ao vivo pela ‘ABC fake news’, que é, de longe, a mais desagradável e injusta emissora de notícias do setor, na terça-feira, 10 de setembro, na Filadélfia, Pensilvânia. As regras serão as mesmas do último debate da CNN, que parece ter funcionado bem para todos, exceto, talvez, para o desonesto Joe Biden. O debate será de ‘stand up’, e os candidatos não poderão trazer anotações ou ‘folhas de respostas’. Também recebemos a garantia da ‘ABC’ de que este será um debate ‘justo e equitativo’, e que nenhum lado receberá as perguntas antecipadamente”, afirmou Trump, em uma publicação no Truth Social.

Além deste debate, Trump mencionou que sua equipe está negociando outros encontros com a Fox News, no dia 4 de setembro, e com a NBC, no dia 25 do mesmo mês. Contudo, até o momento, apenas o debate organizado pela ABC foi confirmado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo