Mundo
Egito alertou Israel 3 dias antes do ataque do Hamas, diz congressista dos EUA
A nova etapa do histórico conflito entre o Estado israelense e o grupo palestino tem nesta quarta-feira seu 5º dia
O Egito alertou Israel sobre os riscos de um possível ataque do Hamas, disse nesta quarta-feira 11 o congressista americano Michael McCaul, chefe do Comitê de Relações Exteriores da Câmara de Representantes.
“Sabemos que o Egito avisou os israelenses três dias antes que um evento semelhante poderia ocorrer”, afirmou McCaul, após uma reunião no Congresso norte-americano.
“Não quero entrar muito em dados sigilosos, mas um aviso foi feito, prosseguiu o congressista republicano. “Não temos certeza de como deixamos isso passar. Não temos certeza de como Israel não percebeu isso.”
A nova etapa do histórico conflito entre o Estado de Israel e o Hamas tem nesta quarta-feira seu quinto dia, após militantes do grupo palestino deflagrarem uma operação aérea, terrestre e marítima sem precedentes contra o território israelense, no último sábado 7.
O balanço mais recente, divulgado na noite de terça, calcula em cerca de de 2,1 mil as mortes desde sábado. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, há 900 mortos no lado palestino. De acordo com a Corporação Israelita de Radiodifusão Pública, as mortes em Israel chegam a 1,2 mil.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Faixa de Gaza: por que a história do enclave é fundamental para entender o conflito entre Israel e Palestina
Por The Conversation
A reação de Lula ao aumento da tensão no conflito entre Hamas e Israel
Por CartaCapital
Israel concentra tropas para potencial invasão de Gaza
Por CartaCapital



