Mundo

Edward Snowden agradece Rússia por asilo temporário

Após deixar aeroporto em Moscou, ex-consultor da NSA diz que EUA não respeitam leis internacionais

Edward Snowden agradece Rússia por asilo temporário
Edward Snowden agradece Rússia por asilo temporário
Edward Snowden agradece Rússia por asilo temporário
Apoie Siga-nos no

O ex-consultor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden recebeu asilo temporário na Rússia nesta quinta-feira 1 e deixou o aeroporto de Moscou onde se encontrava há mais de um mês.

Snowden agradeceu à Rússia pelo asilo provisório e considerou que a justiça se saiu vitoriosa, em suas primeiras declarações, divulgadas pelo site Wikileaks. “Durante as oito últimas semanas vimos a administração Obama não demonstrar respeito algum pelas leis internacionais e nacionais, mas, no final das contas, a justiça ganhou. Agradeço à Rússia por ter me concedido o asilo, de acordo com suas leis e suas obrigações internacionais”, disse o ex-consultor.

O Wikileaks, que difunde informações secretas e desempenhou um papel ativo nos vazamentos promovidos pelo americano especialista em informática, explicou que Snowden deixou o aeroporto “sob a tutela” de Sarah Harrison, conselheira judicial do site que o acompanha desde a chegada ao aeroporto. “É uma nova vitória na guerra que (o presidente americano Barack) Obama trava contra aqueles que se dedicam a alertar. Esta batalha foi vencida, mas a guerra continua”, declarou Julian Assange, criador do Wikileaks.

Washington exigiu em várias oportunidades a extradição de Snowden para os Estados Unidos, onde foi acusado de espionagem após suas revelações sobre a vigilância das comunicações mundiais realizada pelos Estados Unidos. Mas a Rússia de nega a extraditá-lo. “Ele foi para um lugar seguro. Espero que compreendam esta informação”, comentou o advogado de Snowden, Anatoli Kutcherena. “O lugar não será divulgado por razões de segurança, já que é o homem mais procurado do planeta. Ele próprio decidirá para onde irá”.

Emprego

O fundador do Vkontakte, maior rede social da Rússia, ofereceu um emprego a Snowden em sua empresa. “Convidamos Edward Snowden em São Petersburgo (noroeste) e ficaríamos contentes se ele decidisse juntar-se a nossa equipe”, escreveu Pavel Durov em sua página Vkontakte.

“Não há empresa de internet mais popular na Europa. Acredito que Edward ficará interessado na ideia de ocupar-se da proteção de dados pessoais de nossos usuários”, acrescentou. A Vkontakte é a rede social mais popular na Rússia com mais de 100 milhões de usuários.

Com informações AFP.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo